CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, novembro 23, 2018

CURIOSIDADE CARTORÁRIA



Encontrado no Arquivo Público, com data de 1856, nos primórdios da província do Amazonas, nada demais neste documento – Reconhecimento da Firma – que, como se vê dezesseis décadas depois, ainda é utilizado. Chamo atenção, porém, para a marca do tabelião (foto). O sinete era um desenho traçado ao pé da página, correspondendo ao selo aplicado em nossos dias neste tipo de documento.

Digníssimos Senhores 
Joaquim Manoel Ribeiro Palheta, tendo tido a lisura de oferecer à consideração desta Assembleia os seus Diplomas literários, em número de três, como Estudante do Seminário desta Capital, pedindo uma subvenção para poder estudar o curso de matemáticas; vem respeitosamente rogar-vos de mandar que pela respectiva secretaria sejam restituídos os supra ditos Diplomas, pelo que 
E R M (Espero Receber Mercê) 
Barra, 3 de setembro de 1856 
Joaquim Manoel Ribeiro Palheta


Marca do tabelião
Reconheço a letra da assinatura supra ser do próprio Joaquim Manoel Ribeiro Palheta, por dela ter pleno conhecimento, do que dou fé. 
Barra, 3 de setembro de 1856.
Em testemunho da verdade
O Tabelião Manuel Nascimento Figueira

No alto, lê-se o despacho da autoridade requerida:

Como requer; passando os competentes recibos. Paço da Assembleia Legislativa Provincial do Amazonas, 5 de setembro de 1856. (Assinatura indefinida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário