CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, novembro 20, 2018

CORREIO DO NORTE


Já relatei aqui algumas proezas deste multiartista, o saudoso Anísio Mello, sempre salientando a bravura do amazonense em editar um pequeno jornal em São Paulo. Em derredor desse feito, afirmei ainda duas observações: 1) que possuo uma coleção desse jornal, intitulado Correio do Norte, e 2) que sua impressão no final dos anos 1950 era melhor que, por exemplo, o do jornal A Crítica, há dez anos na imprensa local.

Compartilho aqui, para que se entenda melhor esse exercício jornalístico, o editorial da edição inaugural do Correio. O veículo exposto neste post era comercializado pela empresa Braga & Cia., ainda em exercício.  



Este é o primeiro número do CORREIO DO NORTE. Não poderíamos, assim, fugir às apresentações necessárias e que, constituem, ao final, um roteiro, uma síntese daquilo que nos propomos realizar, dentro do programa-base que nós traçamos ao lançar este jornal.Amazônida de São Paulo, a partir desta data você vai receber, quinzenalmente, este pequeno CORREIO DO NORTE, que lhe levará os notícias que todos muito desejamos saber, já que, não obstante a adoção de uma nova terra, quando emigramos do nosso Norte longínquo, não conseguimos esquecer o berço e todos os dias ao lermos os jornais do cidade, procuramos com avidez encontrar duas ou três linhas que nos digam o que está ocorrendo na plaga distante. 
Dessa busca, nasceu-nos a ideia de obter os jornais de São Luís, Belém, Manaus, Macapá, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco, para oferecer-lhe uma súmula de todos os acontecimentos lá ocorridos, seja no setor político, econômico, cultural, desportivo ou social.
Já contratamos com diversas empresas noticiosas do Norte e pessoas ligados à imprensa os notícias que vamos precisar, de molde a podermos estar sempre bem informados para dar-lhe, dentro do relativo, a notícia viva, sem partidarismo, independente e equidistante das lutos que possam marcar essa notícia. A nós, do CORREIO DO NORTE, interessará apenas transmitir o fato, sem maiores comentários, sem distorcê-lo, perfeitamente imparcial. Somos simplesmente nortistas, que não esqueceram a terra distante e que desejamos fazê-la sempre lembrado aos demais, para que também não a esqueçam.
Assim será esse CORREIO DO NORTE, que começa hoje a viver. Um elo de união entre os nortistas, em São Paulo, e a presença vivo do Norte, na cidade que mais cresce no mundo.
O Redator de Plantão



Nenhum comentário:

Postar um comentário