CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, novembro 30, 2018

ARQUIVO PÚBLICO DO AMAZONAS



Há décadas, cato papeis para este blog no Arquivo Público do Amazonas, sediado na praça Dom Pedro II, ao lado da 29 CSM (Circunscrição do Serviço Militar) do Exército e, de frente, para o antigo edifício do IAPTEC.
Sob nova direção, depois de restaurado mais uma vez no início deste ano, o Arquivo Público do Estado do Amazonas (APEAM) vem sendo reorganizado, por isso, merecendo uma visita.
A postagem abaixo é a transcrição de um folder simples, que esta instituição entrega àqueles que lá se aventuram nos documentos centenários.

APRESENTAÇÃO

Ao longo desses 121 anos, o Arquivo Público do Estado do Amazonas, mesmo passando por inúmeras dificuldades tem centrado suas metas na utilização de uma linguagem simples, que permite essa coordenadoria atuar como veículo entre o cidadão e a história.
O Arquivo Público do Estado do Amazonas teve sua estrutura atual definida pelo Decreto nº 19670, de 23 de fevereiro de 1999, sendo assim, é uma coordenadoria subordinada à Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD), tendo por finalidade dentre outras a de recolher, organizar e divulgar os documentos de valor histórico ou permanente, proveniente dos órgãos integrantes da administração direta e indireta do Estado do Amazonas.

Como nenhum povo pode ser considerado mestre de sua própria história, até que seus arquivos reunidos e tornados acessíveis ao pesquisador, tenham sido sistematicamente estudados e determinada a importância de seu conteúdo, é que o Arquivo Público desabrocha como responsável pela preservação de documentos da esfera estadual, podendo, portanto, substituir pesquisas tanto cientificas como administrativas.
O acervo do Arquivo Público do Estado do Amazonas é composto por obras da história administrativa do Estado do Amazonas, a partir do século XIX, e de coleções de Diários Oficiais do Estado, Anais, Regulamentos, Leis e Decretos, Livros, Periódicos e também documentos da vida funcional e financeira de vários servidores do Estado.

Dentre inúmeros documentos destacam-se pela sua importância os livros das anotações originais das viagens feitas através do Rio Amazonas e Rio Solimões pelos naturalistas HENRY e COUDREAU, datadas de 1897 a 1903 (coleção em francês); Coleção dos relatórios publicados pela Presidência da Antiga Província do Amazonas, desde sua fundação em 1852 até a Proclamação da República, editada em 1905, pelo senhor Antônio Constantino Nery, então Governador do Estado do Amazonas.

SERVIDORES APEAM/SEAD

1.    Adriano dos Santos; 2. Antonio Carlos; 3. Cesarina Medeiros; 4. Maria Valdecira; 5. Maria da Penha; 6. Neuza Nascimento 7. Norma Moura; 8. Raimundo Nonato; 9 Sandra Stone; 10. Thamara Pereira (Diretora)

VOLUNTÁRIOS
1.    Nayara Athayde; 2. Raylin  Beckman; 3. Gabriel Moraes; 4. Izys Rodriues; 5. Maria Paula; 6. Rogerio Stone; e 7. Joanne Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário