CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, novembro 07, 2018

PMAM: NOTA PARA A HISTÓRIA



Frontispício do antigo quartel, 1980
Implantada no início do Governo Militar (1964-85), a Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM) trouxe um reconfortante auxílio a essas corporações. Em especial, às dos Estados mais carentes, incluído o do Amazonas, onde eu me encontrava há três anos.
O comandante da PMAM era o tenente-coronel EB José Maury de Araújo e Silva (1968-71), que escreveu esta publicação, circulada no jornal A Crítica
edição de 13 de março de 1969.











Criada pelo Decreto-Lei 317, de 13 de março de 1967, completa hoje 2 anos de existência a IGPM.
Com o advento desse importante órgão, veio o Governo da Revolução preencher a lacuna apresentada pela falta de um centro coordenador de doutrina e de técnica de emprego de 22 Polícias Militares e, desta forma propiciar a existência de um setor capaz de concretizar antigos anseios das PMs de definir, de padronizar e de modernizar.
Sob a direção do Sr. General Carlos de Meira Mattos, conhecido em todo o Exército Nacional por seu dinamismo, sua cultura e espírito empreendedor, a Inspetoria vem prestando inestimável contribuição às PMs que só agora encontraram o verdadeiro caminho dentro de sua destinação constitucional.
Acaba a IGPM de realizar, em Brasília, um Congresso das Polícias Militares plantando sementes de extraordinário significado para os destinos das corporações, sementes estas que, em breve estarão dando frutos, há bastante tempo esperados.
Da coordenação da IGPM, bem como do perfeito entendimento entre os comandos, no citado Congresso já agora irmanam-se às PMs de todo o Brasil, em um intercâmbio muito importante em que se permitam experiências, legislação e informações.
Fazemos votos que permaneça à frente da IGPM ainda por longa data o Sr. General Meira Mattos e com ele seu brilhante e dinâmico Estado-Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário