CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, fevereiro 25, 2024

RELÍQUIA POLICIAL MILITAR AM (1)

 A fotografia, aqui postada, foi impressa em um banner que esteve exposto no Museu Tiradentes da corporação. Com a transferência do acervo para a Secretaria de Cultura, este material foi descartado. Esta cópia pessoal realizei no hodierno quartel do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano), quando o material do Museu aguardava mudança para a “nova casa” (Palacete Provincial).

Certamente a foto foi realizada no pátio interno do Quartel da Praça da Polícia, devido a arquitetura das janelas ao fundo. Apresenta o comandante da corporação entre 1941-45, major Gentil João Barbato. Convém destacar, no período da II Guerra.

Oficiais e praças da Força Policial do Amazonas, 1941

Empregando os policiais, coube-lhe administrar no Porto, o embarque e desembarque de passageiros e cargas; diante da escassez de gêneros alimentícios, foi gestor do cumprimento da tabela de venda no comércio; além desses encargos, a PM amparou com afinco a construção do prédio do Escola Normal, depois IEA (Instituto de Educação do Amazonas), visto que esta escola funcionava nos altos do quartel da Praça.

Na imagem, são vistos oficiais e praças devidamente fardados. Ressalto que somente há identificação do comandante, oficial do Exército, nascido em Santa Catarina. Todavia, é possível distinguir pelo fardamento alguns membros do Corpo de Bombeiros, à época incorporado à Força estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário