CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, janeiro 19, 2024

DIÁRIO OFICIAL TAMBÉM ERA POESIA

 Em nossos dias, o órgão oficial do Estado é um maçante desfilar de exclusivas decisões dos Poderes Estaduais. Nem sempre foi assim. Na década de 1980, o DOE encartava um caderno literário, como o recorte que aqui vai publicado. A página trazia um poema do saudoso poeta Alcides Werk (1934-2003), ilustrado pelo artista Van Pereira.


O poema vai transcrito abaixo:

NA PRAIA DA PONTA NEGRA

Alcides Werk

Às vezes tenho vontade

de andar de jeans, ser moderno,

fazer versos esquisitos,

gerar palavras estranhas,

somar asfalto com lua,

misturar brigas de rua com rosa, com cal e mar.

Mas, quando te sonho nua

na Praia da Ponta Negra,

com gestos de pré-amar,

todo o meu ser se acomoda,

e eu volto a ver-me menino

que sonhara ser poeta

em noites de romantismo,

e, conquistado, me esqueço

das conquistas que faria:

minha alma mansa flutua

nas águas pretas do rio

e esvoaça sobre a tua

como um pássaro no cio...

 

Ilustração – Van Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário