CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, dezembro 27, 2022

HAJA POLÍCIA

Na tarde do Natal, pela tarde, assisti estarrecido uma motociata que rumava certamente para a praia de Ponta Negra. O barulho ensurdecedor das máquinas me atraiu à janela para o espetáculo.

Imagem de arquivo da internet

Motocicletas, entre 300 a 400 motos – são meus cálculos – de todos as marcas e potências dobravam da rua Belém em direção à avenida Álvaro Maia, na metade da tarde. Eram poucos os devidamente equipados, com capacetes, ao menos. A grande maioria desfilava sem essa proteção, sem camisas, descalços e, mais grave, transportando os filhos menores. Tem mais, havia os que executavam manobras arriscadas, como empinar ou levantar a traseira do “cavalo de aço”.

Que fazer? me indaguei. Recorrer ao 190? Desisti prontamente.

Lembrei-me então do CPM (Comando de Policiamento Metropolitano) que abriga o policiamento de trânsito. Este possui um site em que proclama sua atuação na "fluidez e a fiscalização do trânsito”. Desisti de pronto, pois era o Dia de Natal.

Na manhã seguinte, fui solicitado por um amigo a ouvir a descrição de um fato que envolve a fiscalização do trânsito. Os moradores de Manaus vêm observando nesta última semana a presença de policiais militares, atuando na vistoria de automóveis e motocicletas. Tudo bem, pena que o fato ocorra somente no final de ano.

O fato que ouvi deixa triste qualquer cidadão, não precisa ser policial ou militar. O casal teve seu carro retido por apresentar uma ligeira fissura no para-brisa. Certo. Porém, o policial levou o condutor pro canto e anunciou a multa, que poderia “ser indultada”, se fosse adiantado o pagamento. Entendeu?

Está lamentável a circulação de automóveis na cidade, não se sabe quem deve fiscalizar, orientar o trânsito. Não se vê agente ou policial de farda alguma. E haja Polícia neste nosso país verde-amarelo. Perdão pelo desabafo, desejo contribuir.

Feliz Ano Novo, de governo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário