CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 21, 2022

CAO | PMCE: CINQUENTENÁRIO

Realizei o CAO (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais) na PMCE (Polícia Militar do Ceará), há 50 anos. Realizado na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó (APMGEF), em seu primeiro ano de atividade. Esta escola estava situada na avenida Mister Hall, em prolongamento da avenida Bezerra de Menezes, que seguia em direção a Caucaia.

Sala de aula, vendo-se (na primeira fila, à esq.) o comandante
coronel Archias Pereira

Era seu comandante o tenente-coronel PM Archias Luiz Paiva Pereira. E solenidade de encerramento ocorreu em 15 de dezembro de 1972, realizada no Ginásio Paulo Sarasate.


Sessão de formatura no Ginásio Paulo Sarasate, ao centro,
capitão Carneiro da Silva e família

Durante o corrente ano tentei contato com os velhos camaradas pelas redes sociais, mas não obtive êxito. Tentei o clube dos oficiais da reserva, também não fui bem-sucedido. Ao fim e ao cabo, comemorei a data festiva solitariamente, até porque creio que sou o único sobrevivente dos 14 capitães concludentes, sendo dois da PMMA (Maranhão) e o mesmo número da PMAM (Amazonas), os demais da PMCE (Ceará). Detalhe, eu possuía 26 anos, era o mais jovem.

Os "estrangeiros" (a partir da esq.): capitão Zaqueu (PMMA),
Roberto (PMAM), Frias (PMMA) e Carneiro (PMAM)

Na ocasião, por iniciativa do capitão Paula Pessoa foi elaborado o distintivo da Academia. Deixei nele minha contribuição ao compor o dístico do emblema: Vigilando discere.

Ao final do CAO realizamos aquela viagem de estudos, passando por São Luís do Maranhão e Belém do Pará, de onde visitamos Altamira (no rio Xingu) para conhecer a rodovia Transamazônica, joia da coroa do governo militar. Encerrando o circuito, estivemos em Manaus, para usufruir da Zona Franca, onde meu colega Carneiro recolheu as fotos que ilustram a postagem.

Embarque da comitiva em Fortaleza (CE) e

Desembarque no Ponta Pelada, em Manaus, à frente o
coronel EB Dagmauro, comandante PMCE



Nenhum comentário:

Postar um comentário