No tempo dos agentes do Juizado de Menores nos cinemas de Manaus havia ação. A notícia que vai postada, narra uma decisão do magistrado prestigiando os funcionários do setor. Em nossos dias, sem cinemas públicos, não há fiscalização, nem gerente na Penitenciária.
![]() |
| Recorte do jornal A Crítica, de 24 abril 1979 |
![]() |
| Manchete da notícia |
Por crime de desacato à autoridade, impossibilitando a ação de vigilantes de menores nas sessões cinematográficas, o gerente Israel de Souza, do Cine Guarany, foi recolhido à Penitenciária Central do Estado, por determinação do Juiz da Vara da Família, Roberto Hermidas de Aragão.
Segundo consta no relatório apresentado pelo comissário Levy Marinho, o gerente do “Guarany” não cumpriu as determinações das autoridades que noturnamente procedem sindicâncias nas casas de cinema, evitando a permanência de menores em sessões impróprias pela Censura Federal.
Ocorre que o responsável pela casa de diversão agiu de maneira brusca, dirigindo palavras ofensivas às autoridades da Vara da Família, dizendo que nem mesmo com a intervenção do Juiz Aragão, a polícia ali procedia batidas justamente no horário de meia-noite de sábado passado. O comissário Levy Marinho, o vigilante de menores Alfredo Belém Sobrinho e outras autoridades não apelaram à violência, atendendo o regulamento da Vara da Família. Simplesmente arrolaram testemunhas da ação do gerente do Cinema, cujo fato foi levado ao conhecimento do magistrado, que na manhã de ontem expediu o mandado de prisão de Israel, causando surpresa geral.
O comissário Levy Marinho e o vigilante Alfredo Belém Sobrinho, declararam que receberam ordens para impor maior vigilância nas casas noturnas onde a permanência de menores é frequente. Geralmente nas sessões de meia-noite, os vigilantes já encontraram menores até na faixa de 10 anos. Devido o constante caso de rapto, desaparecimentos e investidas dos “pivetes” e “trombadinhas”, o juiz Roberto Hermidas de Aragão determinou que os infratores não escaparão de punição, não havendo nem mesmo a primeira chance.
O gerente do Cine Guarany, foi o primeiro a sofrer punição. Segundo consta no relato das autoridades, Israel, com arrogância, percebendo a permanência de menores na sessão de meia-noite, impossibilitou a entrada dos policiais naquela casa de diversão, chegando a ameaça-las de agressão física.


Nenhum comentário:
Postar um comentário