CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, fevereiro 22, 2023

PMAM: SEUS PRIMÓRDIOS (19)

Sequenciando o desenvolvimento da Guarda Policial, hoje Polícia Militar do Amazonas, no período provincial, compartilho novo tópico do meu pretendido livro Guarda Policial (1837-1889). 

Palacete provincial, em gravura de 1883

Inauguração do Palacete

Em 28 de fevereiro de 1875, ocorre a inauguração do Palacete Provincial, conforme assinala o “imutável” diretor das Obras Públicas, então major engenheiro Leovigildo Coelho, em exposição ao presidente da Província, Domingos Monteiro Peixoto, que se despedia do cargo.

O Palacete constitui “um dos primeiros prédios públicos com características da arquitetura tradicional, construído em Manaus”. A avaliação pertence a Otoni Mesquita, em Manaus: História e arquitetura (1852-1910), que, prosseguindo em seu estudo, observa o aspecto formal da edificação. Trata-se da “herança de uma arquitetura colonial, lembrando bastante as construções típicas de casas da Câmara e Cadeia, erguidas em todo o país durante aquele período”.

Em março seguinte, ao transferir o governo ao 1º vice-presidente Nuno Alves Pereira de Mello Cardoso, oficial da Marinha, Peixoto ratifica a informação do ano anterior: o 3º Batalhão de Artilharia é o único corpo militar “que faz o serviço na guarnição”, portanto, na Província, sem contar com efetivo bastante. No comando, encontrava-se o major reformado Silvério José Nery, que se debatia com os crônicos estorvos: desfalque de efetivo e expurgo de oficiais de “mau proceder”. Peixoto distingue no Relatório de 16 de março de 1875 um tópico conveniente: incêndios.

Abaixo dessa entrada, o presidente comenta as primeiras providências tomadas para suprir a inexistência do serviço de contra incêndios. Muito embora inexistisse um corpo especializado, acabava de desembarcar na cidade “uma bomba com os seus pertences”, de tração animal e de fabricação inglesa. Por falta de melhor local, o engenho estava à disposição da repartição de Obras Públicas, abrigada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ainda em obras, mas prestes a acolher os fiéis.

 

Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em construção, 1865

Nenhum comentário:

Postar um comentário