CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, abril 16, 2021

NOTÍCIAS DA POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

Revirando os boletins da corporação em busca de algum fato, encontrei duas preciosidades, publicadas em dezembro de 1989: a reverência ao comandante e uma visita frustrada deste comandante. Este comandante da Polícia Militar do Estado, entre 1989-91, foi o coronel Romeu Medeiros.

Os dois apontamentos, como afirmei, compartilhei dos boletins corporativos: 1) o primeiro detalhava a atitude que o policial deveria tomar ao toque indicativo da chegada do comandante-geral ao aquartelamento. Estava eu na ativa, nesse contexto, e não me recordo da sua aplicação. 

Recorte do Boletim Geral mencionado

2) a viagem frustrada aconteceu quando a delegação deste comandante, na qual eu estava incluído na condição de comandante do policiamento do Interior, intentou chegar em Tefé (AM). A finalidade da comitiva era prestigiar a formatura do 1º curso de formação de soldados, que creio tenha sido o primeiro no interior do Estado.

Extrato do Boletim Geral indicado

Viajamos em um pequeno avião, partindo da capital pela manhã bem cedo. Ao se aproximar de Tefé, onde se encontra a sede do 3º Batalhão, sob o comando do major Adson Costa Silva, o piloto foi informado da impossibilidade da aterrissagem devido a forte neblina. As opções então apresentadas ao coronel Medeiros: prosseguir até Eirunepé (AM), enquanto desanuviava o tempo, e retornar a Tefé; ou, retornar para Manaus. Coronel Medeiros optou pela segunda.

Detalhse da Ata e da relação dos aprovados





Recortando a Ata, pode-se ver os dirigentes do CFS, no outro, a relação dos cinco primeiros. E quanto à formatura, somente o ora coronel reformado Adson pode nos relembrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário