CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, abril 26, 2021

EXPOSIÇÃO FILATÉLICA REGIONAL (1975)

Os Correios estão na mídia, lamentavelmente por um infeliz motivo: sua desestatização. Em outras palavras, o governo se empenha em passar seu emprego à iniciativa privada. No entanto, múltiplas perguntas circulam, algumas ainda sem retorno. Uma delas é: qual o destino dos Selos e, em consequência, dos colecionadores?

Em Manaus, como em inúmeras unidades territoriais do país, funciona um clube ou associação, abrigando os filatelistas. O Clube Filatélico do Amazonas (CFA) data de 1969, e segue em funcionamento. Ainda que claudicando, vai tentando se reerguer, para isso vem realizando reuniões semanais. De outro modo, busca reunir os antigos filatelistas e, para tanto, repassa os jornais antigos da cidade que contam a trajetória do CFA.

Compartilho a publicação do Jornal do Commercio (8 junho 1975), que noticia a terceira exposição regional promovida pelos Correios e o CFA.  

Recorte do Jornal do Commercio (8 junho 1975)

 A exemplo de anos anteriores, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos — Diretoria Regional do Amazonas realizará de 12 a 22 de julho próximo a III EXFILAM —Exposição Filatélica do Amazonas, com a participação direta do Clube Filatélico do Amazonas e de convidados especiais.

A III EXFILAM visa, evidentemente, difundir em termos mais amplos a Filatelia em nosso Estado, conforme vem ocorrendo no resto do país, dentro de diretrizes educacionais, de alcance maior voltadas para a grande massa estudantil. Cumprindo a nova política filatélica da ECT e do CFA, os objetivos da III EXFILAM são, despertar o interesse em estudantes e no povo em geral por selos, como também mostrar a todos os novos os amplos caminhos que a Filatelia vem tomando no Brasil, e seu sólido prestígio, pois trata-se de atividade eminentemente educacional.

Esses caminhos se consubstanciam na constante melhora do selo na Casa da Moeda, que com equipamento moderno, matéria prima de alta qualidade c ainda com excelentes artistas, equiparou o selo brasileiro aos melhores do inundo, superando velhas dificuldades. A evolução foi tão acentuada que dentro em breve o Brasil passará a exportar selos, operação verdadeiramente sem precedentes, e que mostra definitivamente o avanço técnico-artístico do nosso selo. (...)

 

Programação oficial para a realização da III EXFILAM —Exposição Filatélica do Amazonas. Realização — Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Participação — Clube Filatélico do Amazonas. Data — de 12 a 22 de julho do corrente ano. Local — Pinacoteca do Estado.

 

Serão oito os prêmios a que concorrerão os filatelistas que participarem da III EXFILAM:

a) Grande Prémio de Honra (melhor conjunto).

b) Grand e Prêmio Amazonas (Melhor Brasil).

c) Grande Prémio Cidade de Manaus (melhor temática).

d) Grande Prémio ECT (melhor coleção estrangeira).

e) Premiu Especial Paulo Emílio Bregaro (O Correio da Independência). Melhor coleção juvenil.

f) Segunda melhor do Brasil.

g) Segunda melhor temática.

h) Segunda melhor estrangeira.

Além desses prémios, serão distribuídas cerca de 20 medalhas às damas concorrentes.

 

Comissão julgadora: comendador Danilo Duarte de Matos Areosa, ministro Álvaro Bandeira de Melo, dr. Jaime Bitencourt, Hugo Fracarolli (possivelmente, vice-presidente da Associação Brasileira de Filatelia), um representante do Conselho de Cultura, presidente do Juri: Sra. Lais Scuoto, Assessora Filatélica da ECT

Comissão Executiva: engenheiro Nelson Porto, Roderick Castelo Branco e Edilson Aguiar.

Carimbo — Haverá distribuição de envelopes carimbados com carimbo especial da exposição.

Diplomas — Todos os participantes da III EXFILAM terão direito a um Diploma de Honra, como também o Diretor Regional da ECT e os patrocinadores.

Quadros — As coleções serão expostas em 21 quadros de propriedade da empresa. Caso haja necessidade, poderão ser utilizados os painéis da Pinacoteca.

Inscrições — As inscrições terão início no próximo dia 10 de junho, e serão aceitas até o dia 10 d e julho, gratuitamente, no Guichê Filatélico da ECT.

Coquetel — Por ocasião da abertura da III EXFILAM, haverá um coquetel para os convidados e para a imprensa. Segurança — As coleções estarão sob a guarda da Polícia Militar do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário