CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, abril 28, 2021

CENTENÁRIO & OUTRAS DATAS

 Uma breve revisão no calendário me permitiu observar algumas datas bem representativas, “redondas”, abrindo com o centenário de nascimento de Áureo Nonato, idades que ocorreram no corrente mês de abril.

Aureo Nonato (ao microfone)
 

Há 100 anos:

Dia – Nasceu no bairro de São Raimundo, em Manaus, Áureo Nonato dos Santos, filho de Antônio e Virgília Nonato dos Santos. Foi estudante do Grupo Escolar Olavo Bilac, instalado no mesmo bairro. A continuação dos estudos realizou no Rio de Janeiro e iniciou-se no jornalismo em São Paulo, escrevendo para o jornal A Noite. Viveu grande parte de sua existência no Sul do país, trabalhando em teatro e jornalismo.

Estreou na literatura com o livro Os Bucheiros: um memorial da infância (1983), seguiu com Porto das catraias: um memorial da juventude (1987) e Pitombas & Biribas (1993), todos sobre a temática do bairro de nascimento. Eleito para a Academia Amazonense de Letras, assumiu a Cadeira 17, em dezembro de 1993. Faleceu em Manaus, em 2004.

 

Há 60 anos:

Dia 6 – Inauguração da linha aérea Rio/Manaus, em voo de 12h, alcançando Manaus no mesmo dia, com escalas em Belo Horizonte (MG), Anápolis (GO), Carolina (MA) e Santarém (PA), pelo Loide Aéreo Nacional.

Há 50 anos:

Dia 18 Criada a paróquia de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, desmembrada da paróquia de São Raimundo, sendo seu primeiro pároco o padre João de Vries.

Dom João (à esq.) ao lado do governador
Mestrinho, na inauguração da Maternidade
Balbina Mestrinho (1959)

 

Há 40 anos:

Dia 25 – Por renúncia ao cargo eclesiástico, retirou-se para Salvador (BA) dom João de Souza Lima, arcebispo metropolitano de Manaus, nascido em Tacaratu (PE). Entre outras dignidades, era sócio efetivo e benemérito do IGHA, ocupante da cadeira 24, cujo patrono é frei Gaspar de Madre de Deus. Terminou seus dias no Conventos dos Monges Cistercienses, em Jequitibá (BA), em 1984.


Quartel do 2º Batalhão PM

 

Há 30 anos:

Dia 30 – Inauguração do quartel do 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar), denominado Candido Mariano, na cidade de Itacoatiara (AM), em local doado pela Prefeitura local, conforme a Lei 1, de 23|02|1978. Era seu comandante o tenente-coronel Ilmar dos Santos Faria.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário