CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, abril 23, 2021

SÃO JORGE NA POLÍCIA MILITAR

Hoje é dia consagrado a São Jorge, santo da igreja católica. A imagem aqui exposta foi ofertada à corporação em volta de 1950, sendo instalada em um pequeno oratório no quartel da Praça da Polícia. Hoje estivesse no Palacete para uma gravação, motivo pelo qual visitei aquela imagem, que espera o retorno ao seu lugar.

Imagem exposta no restauro do
Palacete Provincial (hoje)

Este santo nunca foi constituído em patrono daquele corpo policial, porém, a maioria dos policiais o tratavam com essa distinção. Tanto que aquele nicho sempre esteve ornado com velas, fitas, cédulas e outras oferendas.

Em certa data, ainda no serviço ativo, combinei com o padre capelão o restauro da imagem. Para isso, a retiramos do quartel sem passar pelo portão principal. Isso, levou o coronel comandante Mael Sá a se enfurecer ao perceber que a segurança do portão não avistou “o santo montado a cavalo, açoitando um dragão, fugir do quartel”. O incidente resultou um corre-corre danado, afinal, os “caçadores” chegaram a mim, que expliquei a “fuga”.

Em visita a São Jorge (hoje)

Outra recordação que me trouxe hoje a imagem de São Jorge foi a devoção que o tenente Silvestre Torres lhe dispensava. O fato ocorria quando orientava o pessoal de serviço do trânsito, no longínquo 1982/83. Antes de dispensar a turma, Torres entoava uma oração bem estapafúrdia, posto que a encerrava exigindo dos policiais em serviço o compromisso de “não pegar propina”.

Em nossos dias, a PMAM possui no quartel do comando-geral o Oratório Policial Militar, bem que a imagem de São Jorge poderia ser acolhida nesse sítio religioso. Todavia, percebo: no local, a religião católica e as evangélicas se topam, daí o impasse para o retorno do Santo do Dia de hoje. Salve Jorge!

Nenhum comentário:

Postar um comentário