O Comando Aéreo inaugurou esta semana o I Grupo do IV Esquadrão, composto de aviões caça F5, com sede na Base Aérea de Manaus (BAM). A finalidade da nova unidade é patrulhar o espaço aéreo amazônico, a fim de repelir e combater algumas ameaças.
A BAM multiplica suas ações e consolida sua história na capital amazonense, desde que ocupou o primitivo aeroporto de "Ponta Pelada". Bom esclarecer que a denominação original do campo de pouso era Ajuricaba, mas o popular predominou.
Alguns fatos relacionados com a aviação em Manaus: tudo começou em 1932, quando a Panair do Brasil operava seus aviões na baía do Rio Negro. A inauguração ocorreu com um avião Sikorsky S38, com capacidade para sete passageiros.
Avião Sikorsky S-38. O Jornal, Manaus, 20 jan. 1954 |
Depois passaram pelos céus da Amazônia, os Catallinas e os Douglas. Até que, duas décadas depois, a mesma empresa passou a empregar nas viagens aviões mais modernos, os Constellations. Foi o modelo Constellation L49, para 57 passageiros, que inaugurou o Aeroporto Internacional de Manaus, em 1954.
O Jornal. Manaus, 20 jan. 1954. Inauguração do aeroporto internacional de Manaus |
Jornal do Commercio. Manaus, 20 jul. 1980 |
Jornal do Commercio. Manaus, 20 jul. 1980 |
Cartão postal do aeroporto de Manaus, visto do pátio interno |
Caro Coronel Roberto, fico extremamente feliz em descobrir seu blog e tanta informação a respeito da historia da cidade de Manaus. Faço parte de um grupo de amantes de aviação e que mantem um blog sobre a aviação no Amazonas. Gostaria de saber se o sr autoriza a publicação de algumas fotos de seu acervo ou se o sr. poderia nos ceder algum material para pesquisa, tanto para o blog quanto para um projeto que desejo materializar que é o de um livro sobre a historia da aviação no estado do Amazonas.
ResponderExcluirNosso endereço é www.spottermanaus.blogspot.com
Um grande abraço!