CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, março 05, 2021

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

Nesta data, em 5 de março de 1829, D. Pedro I baixou um decreto que organizava os serviços de Correios do Brasil. A medida foi fundamental para que, em 1843, seguindo a trilha da reforma britânica, o Brasil se tornasse o primeiro das Américas e segundo país do mundo a adotar o selo como comprovante de franqueamento.

O 5 de março foi escolhido como “Dia do Filatelista” em 1969, durante um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia, em São Paulo. Entidades filatélicas do Brasil logo aderiram à data.


Banner comemorativo 
 

Esta lembrança vem da gerente da Agência dos Correios na praça do Congresso, Eudija Cunha, que toma cuidado (apesar da pandemia) dos Filatelistas. Não é dia para lamentos, mas de crer que os tempos de bonança hão de retornar, alcançando os cultuadores de Selos e seus derivados.

 

Outra recordação vem da Maria Natividade, encarregada da Agência Filatélica, que nos envia as fotos abaixo, para relembrar momentos salutares que os filatelistas passaram naquele espaço. De minha parte, dirigente do Clube Filatélico do Amazonas (CFA), abraço os abnegados colecionistas, lembrando as saudosas figuras que tanto abrilhantaram a agremiação, e esperando que muito breve possamos retirar as máscaras e nos confraternizar com Selos e boas conversas. Saúde, ora, acima de tudo!


Filatelistas reunidos em várias ocasiões





Nenhum comentário:

Postar um comentário