CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, outubro 31, 2018

PMAM: NOTA HISTÓRICA


O governador Danilo Areosa (1967-71), em Mensagem na abertura da Assembleia Legislativa do Estado, em 1969, enfatizou a atuação das forças de Segurança Pública, constituídas pelas Polícias Militar e Civil. Lembrando que a secretaria de Segurança ainda não fora criada e o Corpo de Bombeiros estava sob a égide da Prefeitura de Manaus.

Quanto ao quartel referenciado pelo governador Areosa, este foi inaugurado em 1971, e ocupado em novembro daquele ano pelo 1º Batalhão de Polícia Militar. Em nossos dias, serve de Comando-Geral da PMAM.



Polícia Militar do Estado
Sob o comando do tenente-coronel do Exército José Maury de Araújo Silva (foto), desde abril do ano passado, com um efetivo de 1.000 homens fixado pela Lei 360, de 18 de dezembro de 1965, com grande esforço tem mantido o policiamento e a ordem tanto na Capital como no Interior do Estado. 
Conforme exposição do comandante da Polícia Militar, o edifício-sede desta milícia necessita de reformas, encontrando-se em precárias condições de habitabilidade, com suas instalações já deficientes.Conforme está inserido no Plano Quinquenal de governo, um novo Quartel será erguido no bairro de Petrópolis, cujas obras já foram iniciadas, e será dotado de todas as condições para o perfeito funcionamento desta corporação, que terá assim área suficiente para suas atividades. O fardamento da tropa foi totalmente renovado no ano passado.O processo de suprimento satisfez às necessidades da Unidade e atualmente todos os elementos da corporação se encontram fardados, existindo ainda no almoxarifado fazenda [tecido] em estoque. 
Para um melhor controle do pessoal destacado para servir no Interior do Estado, o atual comando criou a Inspetoria de Destacamento do Interior (IDE), o que tem aprovado plenamente. Merece realce a dedicação e o espírito de todos os elementos da Polícia Militar do Estado que em detrimento das precárias condições do quartel desta corporação, têm procurado corresponder à confiança do governo, na missão que lhes é confiada.
Aparelhamento Policial

Tem sido uma das preocupações do governo, o aperfeiçoamento dos órgãos responsáveis peio policiamento do Estado na esfera civil. O Departamento Estadual de Segurança Pública, apesar de algumas das providências já levadas a efeito, carece ainda, todavia, de uma reforma de maior profundidade, o que está em cogitações pelo governo.A atual estrutura administrativa deste Departamento está muito a desejar, porquanto em diversos aspectos está obsoleta, não tendo acompanhado a evolução do progresso já bem acentuado em outras Unidades da Federação.A reforma do aparelhamento policial, deverá orientar-se em dois sentidos principais: aperfeiçoamento e especialização do material humano, proporcionando-lhe melhores condições de trabalho, compatíveis com as funções exercidas e aquisição de equipamento imprescindível às tarefas que exigem a intervenção de aparelhos científicos.Enquanto não se processa a grande reforma exigida, o governo tem tomado medidas para a melhoria dos setores policiais, tendo destinado novas viaturas para as atividades do DESP. 
Todavia, em que pese as deficiências conhecidas, é justo ressaltar que o Departamento Estadual de Segurança Pública, graças à dedicação e espírito público de seus integrantes, vem desincumbindo-se de suas múltiplas tarefas, do que dá conta relatório do seu atual titular, bacharel João Valente de Azevedo, informando as atividades desenvolvidas pelas Delegacias de Segurança Política e Social, de Roubos e Falsificações e a de Segurança Pessoal, na proteção à integridade e segurança das pessoas, assim como a Delegacia Especializada de Trânsito, na árdua tarefa de fiscalizar o tráfego e discipliná-lo.

EXECUÇÃO DE CONSTRUÇÕES NOVAS
Na Capital:Novo Quartel da Polícia Militar — No bairro de Petrópolis, atualmente executam-se obras de concretagem no primeiro bloco de alojamento do prédio, estando prevista, para este mês a conclusão da laje de piso do segundo pavimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário