1887 – O presidente provincial, coronel do Exército Conrado Jacob de Niemeyer, modifica a denominação da Guarda Policial (atual Polícia Militar do Amazonas) para Corpo Policial do Amazonas. Trata-se da primeira alteração na nomenclatura desta corporação ao longo de mais cento e setenta anos.
Ainda Manáos, capital da província do Amazonas, em 1865 |
Neste documento, tratando da Guarda Policial, informou aos legisladores que, do exame verificado na escrituração desta, por solicitação do atual comandante, “foi ela trancada de ordem minha, tal era a balburdia em que se achava, impossibilitando a indispensável correção e melhora”.
Registrou mais, que foi responsabilizado por prevaricações encontradas o ex-comandante da Guarda Policial, Francisco Antonio Nepomuceno, “que mandei submeter a processo”.
Enfim, que a Guarda Policial ia de mal a pior, até seu armamento deve ser substituído, pois se encontra “estragado” e incompleto. Para encerrar, coronel Conrado de Niemyer (que é nome de avenida no Rio de Janeiro), informava aos deputados do pequeno número de praças, os quais, pelo continuado serviço de rondas, não têm tempo “para receberem a instrução profissional, muito desejável”.
Na ocasião, o presidente tomou duas "sábias" decisões: mudou o nome da Guarda e mandou que observasse o Regulamento n.º 57.
Nenhum comentário:
Postar um comentário