Em princípio, recordando um coronel colega de quartel, não havia médicos em Manaus, quando falamos da fundação da Polícia Militar, ocorrida em 1837. Para minha sorte, a polícia foi extinta no final da década de 1850. Assim, somente é possível listar os facultativos (uma das formas provincianas para designar o médico) a partir de 1876, quando se reconta a história da Polícia Militar.
Diante da exiguidade de policiais e de médicos, e até de hospitais, o serviço era realizado por médico contratado. Normalmente, era o mesmo que cuidava do pessoal militar estadual e dos presos.
Enfim, o Governo contratava aquele profissional disponível na praça de Manaus. Esclarecendo que esse não era incorporado à tropa, para ocupar um posto hierárquico, e auferir vencimento deste, mas, apenas com o salário estipulado pelo contratante. Apesar de esdrúxula, a modalidade de atendimento perdurou por décadas. Penso que se encerrou com a extinção da Polícia Militar em 1930.
Dr. Pedro de Alcantara Bacellar |
O primeiro médico da Guarda Policial, nome com que foi reinaugurada a Polícia Militar em 1876, foi o Dr. Aureliano Macrino Pires Caldas, de quem pouco se sabe.
Dois médicos, porém, mais adiante - Jonathas Pedrosa (1913-1917) e Pedro Alcantara Bacellar (1917-1921), depois de atenderem ao pessoal da Polícia Militar, foram governadores do Estado.
Em 29 de novembro de 1886, prorroguei por mais três meses a licença, em cujo gozo se acha o médico da Guarda Policial Dr. Jonathas de Freitas Pedrosa. Em 30, designei o Dr. Joaquim Mariano Bayma do Lago, para substituir aquele médico (Exposição com que o Dr. Ernesto Adolpho de Vasconcelos Chaves passou a administração do Amazonas ao 1º vice-presidente da mesma, em 10 de janeiro de 1887).
Como se vê a listagem é longa e profundamente grata a corporação da Praça da Polícia. A nossa pesquisa segue.
Olá!
ResponderExcluirTudo bem ?
Conheço essa foto do meu bisavô Pedro ! :-)
O pessoal do governo me enviou essa mesma foto, dizendo ser a ÚNICA que possuíam dele... e nenhuma informação a mais sobre ele (pais, datas, parentes - irmãos, esposa, cunhados -, nem nada!) :-(
Achei muito estranho, pois atualmente sempre sai publicada a nomeação das pessoas com a identificação, filiação, naturalidade, etc...
Se, por acaso, tiveres alguma informação adicional sobre ele, ficarei grato se puderes compartilhá-la comigo...
Obrigado e até+!
Morais (em São Paulo)