• Palacete Provincial - 1867
Informação contida em Relatório de 1867, o presidente da Província, José Coelho da Gama e Abreu (1867-68), alude à compra de um prédio em construção, pertencente a Custódio Pires Garcia, capitão da Guarda Nacional. O sobrado -- Palacete Garcia, situava-se à rua do Espírito Santo, hoje Dr. Moreira. Estendia-se em direção ao “aterro” (denominação dada ao soterramento do igarapé existente nos fundos), atual avenida Floriano Peixoto. E, em frente, havia amplo terreno destinado a construção de logradouro para o entretenimento da urbe.
O largo ali edificado já acumula várias denominações: Largo do Palacete; Largo 28 de Setembro (em memória da Lei do Ventre Livre, de 1871); depois Praça da Constituição (dos primeiros instantes da República); de João Pessoa, no alvoroço do “golpe getulista” (1930); atual de Heliodoro Balbi, desde 1953. A praça já esteve fragmentada em três partes: denominadas de Gonçalves Dias (local do original Café São Jorge ou do Pina), de Heliodoro Balbi e de Roosevelt (seção situada após a rua Marcílio Dias). A população, no entanto, teima em alcunhá-la de – Praça da Polícia.
Quando da sua aquisição, o Palacete Garcia destinava-se a abrigar a Tesouraria Provincial, porém, acolheu diversas repartições públicas. Já abrigou a Assembleia Provincial, a Biblioteca Pública, a Repartição das obras públicas, o Corpo de Bombeiros, a Escola Normal, entre outras. A mais marcante, no entanto, foi a Polícia Militar, em especial, pelo duradouro período de ocupação (um século mais 10 anos), e porque em seus últimos dias ali esteve aquartelado seu comando superior.
- Palacete Garcia
- Palacete Provincial II
- Palacete Provincial III
A despeito do interesse presidencial a obra evolui com embaraços, motivados pela deficiência de materiais de construção e empecilhos próprios da época.
- Próprio provincial
- Inauguração
A inauguração do Palacete Provincial ocorreu em 28.02.1875. Quem assinala o evento é o diretor das Obras Públicas, coronel Joaquim Leovigildo de Souza Coelho (foto), em exposição ao presidente da Província.
Instrumento da Banda com Palacete Provincial
Nenhum comentário:
Postar um comentário