CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, junho 15, 2021

PMAM - DOCUMENTO DE SUA HISTÓRIA

 A implantação do Estado Federado do Amazonas ocorreu com a posse do governador nomeado pelo Governo Central: tenente EB Augusto Ximeno de Villeroy. Que, empossado nos primeiros dias de janeiro, deixou o governo em 2 de novembro de 1890.

Formulário do Batalhão de Polícia

Coube-lhe promover a primeira reformulação da atual Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ocasião em que nomeou ao tenente EB José Carlos da Silva Telles, como tenente-coronel comandante desta Força (1890-91). Não posso afirmar que Silva Telles já se encontrava servindo em Manaus ou se fez parte do comboio de Villeroy desde a Capital Federal. 

Destinatário e a assinatura do remetente

Contudo, quando Villeroy escapou de Manaus, em novembro, passando o governo ao secretário de governo, Eduardo Gonçalves Ribeiro, outro tenente EB, o mencionado comandante foi mantido. É dele o documento aqui compartilhado, no qual manifesta sua alegria. Mais adiante, quando major, Silva Telles comandou a Polícia Militar de São Paulo (1894-97). 

ESTADO FEDERADO DO AMAZONAS

Secretaria do Batalhão de Polícia, Manaus, 5 de novembro de 1890

Nº 247

Acuso a recepção de vossa circular datada de 2 do corrente mês, na qual me comunicou ter assumido a administração deste Estado. 

Tenho a dizer-vos que fiquei bastante satisfeito em ter tido esta agradável notícia, pelo que vos ofereço os serviços que estiver em meu alcance. 

Saúde e Fraternidade

Cidadão Tenente Doutor Eduardo Gonçalves Ribeiro, Governador deste Estado 

José Carlos da Silva Telles 

tenente-coronel comandante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário