CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 27, 2021

HISTÓRIA DA PM DO AMAZONAS: NOTAS

Em 1993, comandava a Polícia Militar do Estado o coronel Antonio Guedes Brandão, oficial disciplinado e executor de objetivos planejados e, de modo respeitável, católico fervoroso. Ainda no serviço ativo, eu escrevi o texto que somente agora vai postado, certo de relembrar episódios dignos da história da corporação.

 

Gilberto Mestrinho

04 NOVEMBRO

VISITA HONROSA

Nesta data, esteve em visita funcional à corporação, no ensejo da posse do novo Comandante-Geral, o Dr. Mauro Campbell Marques, Secretário do Interior e Justiça e de Segurança Pública, em exercício, tendo sido recebido no auditório do Comando-Geral pelos oficiais chefes e diretores de OPM, à frente o coronel PM Antônio Guedes Brandão.

Discursou o coronel PM Brandão para saudar o ilustre visitante, oportunidade em que apresentou, como de praxe, os oficiais presentes. Finalizando, indicou o ilustre visitante, por sua dedicação à área de Segurança, como advogado da Polícia Militar junto ao governo do Estado.

Agradecendo, Dr. Mauro afirmou sua aspiração em dinamizar o setor da Segurança Pública. E ratificou sua condição de defensor dos anseios policiais militares.

***

05 NOVEMBRO

VISITA GOVERNAMENTAL

No Quartel do 1º BPM, presente representação de todas as OPMs sediadas na capital, foi recepcionado o Sr. Governador do Estado, Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo.

Constou a solenidade da apresentação da tropa por seu comandante, coronel Mael Rodrigues de Sá. Seguida das palavras do coronel Comandante-Geral, saudando o visitante e informando aos subordinados do motivo do encontro. Em prosseguimento, falou o Governador do Estado para anunciar a concessão de gratificação aos cabos e soldados, a partir do corrente mês.

Para finalizar, ocorreu o desfile da tropa em continência ao governador.

***

Dom Luiz Soares Vieira


10 NOVEMBRO

VISITA PASTORAL

Atendendo ao convite do Comandante-Geral, compareceu ao quartel da Praça da Polícia o Arcebispo de Manaus, Dom Luís Soares Vieira, acompanhado do vigário da Catedral, Mons. Francisco da Silveira Pinto.

Recebido inicialmente no gabinete do Comandante, foi em seguida conduzido ao refeitório de oficiais para o almoço. Ao final deste, falou o coronel PM Brandão dizendo de seu contentamento em ver o “pastor das almas” comparecer ao quartel central da Polícia Militar, abrindo com este gesto um novo contato entre a Igreja e a milícia amazonense. Concluiu afirmando que “o bom cristão também é um bom policial”. Agradecendo, o arcebispo ressaltou a alegria de reatar este diálogo com a autoridade policial, estendendo o convite para um almoço na residência arquiepiscopal.

Ao ensejo, aquela autoridade religiosa ofertou para sorteio entre os presentes um exemplar da Bíblia Sagrada, cabendo o brinde ao tenente-coronel Roberto Mendonça (administrador deste Blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário