CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, dezembro 19, 2019

NATAL 1978: RECORDAÇÃO



Nas festas desse final de ano, major da Polícia Militar do Amazonas, estava eu no comando da Companhia de Rádio Patrulha sediada na rua Dr. Machado, no bairro da Praça 14 de Janeiro. No quartel ainda hoje existente, que abriga o Comando do Policiamento Metropolitano, ponto de referência – aos fundos da “Maternidade Balbina Mestrinho”.
Major Roberto diante do centenário
Portão (foto pessoal)
Neste sítio, subsiste um portão de ferro, tudo quanto restou do Piquete de Cavalaria que ali foi instalado ao final do século XIX. A imensa área, todavia, foi paulatinamente sendo loteada, sendo reduzida pela construção da maternidade; pela implantação de uma igreja evangélica à margem do igarapé do Mestre Chico; pela ligação com o bairro da Cachoeirinha através da citada rua; pelo desenvolvimento da corporação.
O Piquete (mesmo sem a cavalaria) marcou por décadas aquele ponto do bairro. Em 1965, o aquartelamento bem reduzido e anacrônico, recebeu o CIM (Centro de Instrução Militar), a primeira etapa para a formação de praças. Após esta iniciativa, o aquartelamento foi sendo modificado para receber outras designações. Enfim, desapareceu para a construção do quartel destinado à Rádio Patrulha, em 1975, restando dele o Portão, fixado no pátio fronteiro, para lembrar essa relíquia da PMAM.
No Portão, fiz afixar uma árvore de Natal, creio que elaborada em isopor; com ela meus votos de venturoso Ano Novo e relevante sucesso aos meus subordinados e amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário