CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, março 22, 2018

CLUBE DA MADRUGADA: NOTA


Jornal do Comércio, 12 março 1963
O matutino Jornal do Commercio, enquanto localizado na avenida Eduardo Ribeiro, promoveu durante alguns anos exposições de pintura de artistas locais. Compartilho sua manifestação sobre a II Exposição, realizada em março de 1963, com telas e desenhos do saudoso Afrânio de Castro.
Vale lembrar que um ano depois, nos dias da posse do Governo Militar (1964-85), ocorreu a abertura da exposição do artista Jurandir Macedo. Então sargento do Exército, a presença de colegas verde-oliva no endereço sugeriu outra conotação.
  
II Exposição De Pinturas

Continua obtendo franco sucesso, a II Exposição de Pinturas no hall do edifício do JORNAL DO COMÉRCIO, desta vez com excelentes quadros do artista Afrânio de Castro. Muitas têm sido as visitas ao referido salão, do qual temos um aspecto no clichê que estamos estampando. Na foto aparecem, à esquerda o poeta Nelson Farias, ao centro o pintor Afrânio de Castro, e à direita o Dr. Aloísio Sampaio Barbosa, presidente do Clube da Madrugada, que patrocina a Exposição.

Do Jornal do Comércio, 12 março 1963
ACONTECIMENTO relevante, nos círculos artísticos e culturais da cidade, foi, sem dúvida a abertura, domingo à noite, do Salão de Pinturas do consagrado artista Afrânio de Castro, no “hall” do JORNAL DO COMÉRCIO.ÀS VINTE horas, com a presença do representante do governador Plinio Coelho, coronel Neper Alencar e de numerosas pessoas convidadas, assim como de grande número de representantes do Clube da Madrugada, falou o Dr. Aloysio Sampaio Barbosa, para declarar inaugurada aquela exposição de pintura e desenho, realçar as qualidades do autor dos trabalhos expostos e agradecer a presença do representante governador Plínio Coelho, do Dr. Geraldo Pinheiro, representante do Instituto Geográfico e Histórico, do jornalista Epaminondas Barahuna, superintendente dos Diários Associados no Amazonas e do selecionado público presente.FACULTADA a palavra a quem dela quisesse fazer uso, falaram o Sr. Sátiro Barbosa, diretor do Teatro Amazonas, o jornalista Epaminondas Barahuna, o Dr. Geraldo Pinheiro e o coronel Neper Alencar.DESDE os primeiros instantes ficou comprovada, pelo julgamento generalizado de todos os presentes, a excelência e a beleza dos trabalhos de Afrânio de Castro, que foi muito cumprimentado.
E' POMOTOR dessa exposição de Pintura, a segunda a se realizar no mesmo local, o Clube da Madrugada, figurando como patrocinadores o Governo do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico e os Diários Associados. Ressalte-se, ainda, que também a primeira exposição, realizada no “hall” do edifício do JORNAL DO COMÉRCIO, de trabalhos dos pintores Moacir Andrade e Ney Raiol, também foi uma promoção do Clube da Madrugada, que vem se notabilizando pelo esforço em prol da cultura no Amazonas. *

Nenhum comentário:

Postar um comentário