CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 08, 2024

PMAM: NOTA PARA SUA HISTÓRIA

 Após passar pela Casa Militar do governador (1982-83), dediquei-me ao estudo da história da Polícia Militar do Amazonas. Para tanto, tomei cuidado com mais afinco dos arquivos da corporação, do Museu Tiradentes e de outros centros de coleta de dados espalhados pela cidade e cidades alhures. Com esse empreendimento, “renunciei” aos comandos de tropa, permanecendo seguidamente em função burocrática.

As lições aprendidas no decurso dessas atividades me estimularam a redigir o Relatório aqui postado, o qual não granjeou do destinatário – coronel Guedes Brandão – qualquer afago.  

Antigo quartel da PMAM na Praça da Polícia

RELATÓRIO               Manaus-AM, 27 de outubro de 1992

Ao: Sr. Coronel PM Comandante-Geral

Venho pelo presente encaminhar a Vexa. algumas informações que julguei de interesse deste Comando, fruto do trabalho que dirigimos, mesmo sem obrigação funcional, diante da condição do signatário. Trata-se do ARQUIVO GERAL e do MUSEU TIRADENTES, além da melhor divulgação de nossa BANDA DE MÚSICA, órgãos integrantes de nossa história, de nossa parte cultural.

Particularmente, estive presente ao II Encontro Cultural do Estado, presente o subsecretário de Cultura, do Presidente do Conselho de Cultura, de dirigentes da Fundação Universidade do Amazonas. Na ALE, contatamos o deputado Sebastião Nunes (PT) que preside a Comissão de Cultura daquele Poder.

Algumas providências tomadas junto ao Comando anterior: contato com a TV Educativa para a confecção de um VIDEO CLIP com a Banda de Música, cujo trabalho já se iniciou e breve se tornará realidade. Precisamos de algum patrocinador. Contrato verbal com empresa de vídeo para elaboração de vídeo com os ex-comandantes. Trabalho já iniciado com o coronel Neper.     

Ofício à Superintendência do Teatro Amazonas solicitando data para a apresentação da BANDA DE MÚSICA em um AUTO DE NATAL, congregando a família policial militar. Data já fornecida. Recebi convite da direção cultural do Shopping Center para apresentação da Banda de Música, em tarde de sábado ou domingo, na praça interna. Falta marcar a data. Ensaiar o programa. Se possível, um fardamento (melhorado) para os músicos.

Quanto ao Arquivo Geral encaminhei um relatório ao comando anterior, cuja cópia segue em apenso. Já estabeleci contato com a FUA (Fundação Universidade do Amazonas), falta prosperar. Permita-me convidar o Magnífico Reitor e dirigente da Faculdade de Biblioteconomia para uma visita.

Peça existente no
Museu Tiradentes

Sobre o Museu Tiradentes. Gostaria de receber ordens para dirigi-lo. Tenho voltado emu empenho em recolher objetos de nossa história, da história da corporação. Ainda não escrevi um relatório, por falta de maiores recursos técnicos. A vontade de acertar, vai suplantar estes óbices. Tenho a promessa de ajuda do subsecretário de Cultura para este setor, a quem já convidei para uma visita, seguida de almoço. Urge ampliar e modernizar o Museu, utilizando as dependências do Comando-Geral. Já possuímos material bastante e plano acerca da ampliação.

Registrei as ajudas prometidas: de alguns empresários, de pessoas ligadas à corporação para pagamento dos vídeos programados com os ex-comandantes. Intitulado de MEMÓRIAS, já foi iniciado. Do Consulado peruano, cujo titular tem convite para visitar este quartel, Museus e seus conterrâneos. Falta agendar a data. De museus locais, alguns de caráter nacional, com reservas capazes de melhorar e contribuir financeiramente. Da Emamtur (Empresa Amazonense de Turismo), cujo órgão permite novos trabalhos, nova apresentação de nosso Museu. Permitir a visita de turistas, mediante pagamento. Órgãos de Imprensa, através de seus setores culturais.

Para concluir, senhor comandante, permita me colocar ao dispor de VExa. para dar prosseguimento ao proposto. Esperamos receber a colaboração de companheiros, para que o progresso se faça mais adequado. 

Roberto Mendonça Tenente-Coronel PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário