CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, outubro 06, 2020

FOLHINHA DE OUTUBRO

 

Para nosso conhecimento e devida lembrança, relembro alguns fatos ocorridos no início do mês de outubro. Realce para a posse de Getúlio Vargas no Governo Federal, há 90 anos! E o encerramento da campanha de Canudos; além da criação da paróquia de São Francisco.
 

3 de outubro

1894 – É instalado em Manaus um centro de atendimento a alienados, consoante a Lei 65, sancionada pelo governador Eduardo G. Ribeiro. Recebeu o nome de Hospício Eduardo Ribeiro, localizado à margem esquerda do rio Negro, na foz do igarapé da Cachoeira Grande. Em 1898, foi transferido para a Chácara Cruzeiro, na rua Ramos Ferreira. Em 1926, recebeu o nome de Colônia de Alienados Eduardo Ribeiro. Enfim, por força do Decreto 6.472, tomou a denominação atual – Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. (Dados da Revista da Universidade, ano 1997).

1930 – Vitoriosa a revolução, assumiu em caráter ditatorial a presidência do Brasil, Getúlio Vargas. Em Manaus, uma Junta Governativa, composta do coronel Pedro Henriques Cordeiro Júnior e dos drs. José Alves de Souza Brasil e Francisco Pereira da Silva, substitui ao governador Dorval Pires Porto. Esta Junta dirige o Estado até a posse de Floriano da Silva Machado (tenente do Exército), em novembro, o qual logo seria substituído pelo interventor Álvaro Maia.

1936 – Consoante a Lei 124, a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, agora com a denominação de Faculdade de Direito do Amazonas, foi encampada completamente pelo Estado.

Atual igreja de São Francisco de Assis,
no bairro de mesmo nome

4 de outubro

Dia de São Francisco

1956 – Criada a paróquia de São Francisco de Assis, no bairro do mesmo nome, por disposição de dom Alberto G. Ramos, e tendo como primeiro pároco, o padre Manoel Bessa Filho. Bessa, depois de se desobrigar do sacerdócio, ingressou na Magistratura e, em nossos dias, segue devidamente aposentado.

 

5 de outubro

1897 – Encerramento da Campanha de Canudos, com a destruição do povoado de Belo Monte, como a nominava o Conselheiro, ou, como ficou mais conhecido, Canudos. Vitoriosa a tropa governamental, dois dias depois o batalhão amazonense teve autorização para regressar, via Salvador, tendo desembarcado em Manaus somente em 8 de novembro.

1942 – Instituído, por força do Decreto-Lei 4.791, sancionado por Getúlio Vargas, o Cruzeiro, o novo padrão monetário do país, em substituição ao imperial réis.

1989 – Promulgada a atual Constituição Amazonense, pela Assembleia Legislativa do Estado, sob a presidência do deputado Átila Lins de Albuquerque. A elaboração da Carta contou com a participação popular, e teve na presidência da Comissão Constitucional, o deputado Josué Cláudio de Souza Filho e, como Relator-Geral, o deputado Eduardo Braga.

 

6 outubro

1872 – Fundação, em Manaus, da primeira Loja maçônica – Esperança e Porvir, com sede na rua Bernardo Ramos, ainda existente. O ato foi presidido pelo coronel Tiburcio Ferreira de Souza. O primeiro venerável foi o brigadeiro João do Rego Barros Falcão, comandante das Armas da Província.

2002 - Realizadas as eleições para escolha de governador e deputados do Estado, sendo eleito, em primeiro turno, para governador Carlos Eduardo Souza Braga, do Partido Popular Socialista (PPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário