Ximeno de Villeroy |
É considerado o fundador do município de Boa Vista, em nossos dias a capital de Roraima. Em sua homenagem, a cidade mantém seu sobrenome em destacada avenida.
Coube a ele destinar o então Palacete da Assembleia à Força Estadual, a qual, em março de 1890 o ocupou e o deixou em 2002. Na atualidade, o Palacete Provincial.
A situação do país me fez resgatar essa anotação, pois me parece bem atualizada.
É de autoria de Suely Robles (*), que escreveu a respeito deste governador: "O positivista Ximeno de Villeroy encararia o jacobinismo com maior simpatia. Este militar contemporâneo dos acontecimentos do 15 de novembro escreveu nos anos 20 uma biografia sobre Benjamin Constant.(**) Desencantado com a República que ele ajudara a fazer, partilhava com os jacobinos o desdém pelo Legislativo, esse 'trambolho inteiramente inútil e dispendioso', que não passa 'de um quisto enxertado no organismo político; e não tendo função a desempenhar ficou reduzido ao molambo que aí está, exposto ao desprezo público'. Lamentável também que as Forças Armadas fossem obrigadas frequentemente a intervir na política, mas de quem era a culpa? Do 'imoral predomínio dessa casta de politiqueiros profissionais que fez da política a arte de bater moeda..."
__________
(*) Queiroz, Suely Robles de. Os Radicais da República. Jacobinismo: ideologia e ação - 1893-1897. Rio: Brasiliense, 1986.
(**) Villeroy, A. Ximeno. Benjamin Constant e a política republicana. Rio: s/ed, 1928
Nenhum comentário:
Postar um comentário