Passagem Cabral, Centro
Começo hoje com a Passagem Cabral, que existe entre a avenida Sete de Setembro e a rua Dr. Almino, próxima a primeira ponte. A atuação do Prosamim manteve o trâfego no local, agora com mais brilho, depois do reparo necessário para se adequar a Passagem ao Parque Jefferson Peres.
Rua Dr. Almino, ao fundo, antes da recuperação, 2006
A Passagem, também conhecida por Ponte, em seus primeiros momentos, era um “atalho” construído sobre madeira utilizado pelos moradores dessa artéria para alcançar a avenida Sete. Araújo Lima, quando Prefeito de Manaus, a reconstruiu. Outras administrações municipais trataram de melhorar a Passagem que chegou, em nossos dias, estruturada em concreto.
Demolição da Passagem, maio 2009
A melhoria do local obrigou a substituição da “ponte”, por uma rampa bem mais confortável.
Cabral, por que esta denominação? Não há registro confiável.
Rua Borba, Cachoeirinha
Essa era a situação da rua Borba no entroncamento com a rua Humaitá, no bairro da Cachoeirinha.
A Crítica, 30 março 1960
Não há muito que explicar. Durante anos quem circulava por aquele local percebia a “invasão”, que começou com casas de madeira e hoje, as edificações apresentavam-se em alvenaria.
Rua Borba, vendo-se a urbanização do Prosamim
Novamente o projeto Prosamim colocou ordem no local. É o que mostra a foto de hoje mesmo.
Nossa meu Deus, hoje eu moro no Rio de janeiro, mais a minha infância foi toda na Rua Borba, estudei no Grupo Escolar Carvalho Leal,quanta saudades daquele tempo..
ResponderExcluirNOSSAAA! Eu também passei toda a minha infância na Rua Borba, e hoje moro em Florianópolis, brinquei muito na praça, o saudades.
ResponderExcluir