CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, maio 28, 2022

JESUS MENINO

 A postagem pertence ao Renato Mendonça, meu irmão, que a escreveu no dia consagrado a Nossa Senhora Auxiliadora. Nesta data, abraço com veneração pelo natalício o amigo fraterno Paulo Vital e a filha Sofia Mendonça.

 24 MAIO 2022

Passei pelo menino e me dirigi à entrada da Padaria, tinha o propósito apenas de me abastecer do pão nosso de cada dia. Eu sou um habitué daquele estabelecimento comercial, mas nunca o tinha visto antes. Dois passos adiante, não consegui seguir em frente. O olhar do menino me chamou. Voltei lentamente e, numa rápida reflexão, vi que aquele menino se parecia comigo. Tinha entre oito e dez anos, moreno, cabelos negros, olhar vivo e uma compleição física franzina. Estava agachado segurando pela boca um saco preto, desses que se usa para o lixo, com algumas coisas dentro.

Grupo de meninos observados no Careiro

Não me pediu nada, apesar de eu lhe ter dedicado atenção. Olhei nos seus olhos e perguntei docemente: “o que está fazendo aí, garoto?” Não era uma pergunta desproposital, afinal ele não me parecia um pedinte, ou pelo menos não deixava transparecer pelo olhar cristalino que emitia. No entanto, era um olhar inquisidor, que me cobrava atitude humana enquanto eu abordava a minha consciência. “Estou catando latinhas e garrafas pet...”, me respondeu calmamente. “Entendi... o pessoal, quando saí, te entrega?”, falei uma obviedade, me aproximando mais um pouco do menino. “Sim...”, foi a resposta lacônica que me deu, sem demonstrar ansiedade, nem mesmo me perguntou se eu ia consumir alguma coisa que lhe fosse resultar num produto reciclável. Fiquei ainda uns dois ou três segundos olhando o garoto. Ele me transmitiu uma certa paz! Não que eu estivesse com falta dela, mas era uma paz diferente, avassaladora, que me envolvia como se um manto estivesse me cobrindo e me protegendo do frio da insensatez. Fiquei imaginando os discípulos recebendo o Espírito Santo, será que teve esse poder de seduzir e inebriar com a força da fé e da solidariedade? E no caso deles, ainda ficaram dotados de sabedoria plena conforme lhes foi ensinada por Jesus.

Entrei no estabelecimento consumindo esses pensamentos. Planejando uma maneira de ajudá-lo sem o constranger. Eu não ia comprar nada que pudesse lhe render uma embalagem usada. Também diagnostiquei que qualquer reciclável que lhe desse seria muito pouco, algo muito menor que uma esmola. Isso, sim, seria um despropósito com o ser humano. Essas migalhas não dignificam ninguém, pelo contrário, subestimam. A sociedade humana precisa ser mais justa. Mas, para mudar os conceitos e os costumes há um enorme caminho a ser seguido, desde a mais tenra idade. Há uma necessidade urgente de se diminuir o fosso social que separa os ricos dos pobres, ou da classe média dos miseráveis. Intui que aquele menino, que me cativou com seu olhar emblemático, está na idade ideal para o aprendizado. Pode aprender com essas adversidades, com as dificuldades da vida para ser tornar um cidadão. É difícil, mas não impossível.

Resignado, ele não parecia sofrer com a situação econômica que vivia; parecia que estava apenas carregando sua pequena cruz... Não conjecturei mais nada, estava na hora de pagar pelo pão. Antes, porém, me penitenciei por não ter lhe comprado algo para comer. No mesmo momento, minha consciência me absolveu: “ele não parece estar faminto, está ali com outra finalidade...” Botei a mão na carteira e separei cinco reais. Minha consciência me sacudiu de novo: “não acha pouco?”. Realmente, se julguei que as latinhas era uma miséria, um acinte à dignidade humana, por que não lhe dar algo mais?

Saí dali com a alma engrandecida carregando o meu corpo mais leve. Fui em direção ao garoto, mas ele não estava mais lá. Apenas o saco preto estava depositado na calçada. Girei o olhar e não o achei por perto, saí, caminhei pela calçada para um lado e para o outro e não o vi. Fui até um lugar onde se vendia frango e refrigerante, e nada. O menino sumiu. No sentido de esperar ele retornar, fui até um caixa eletrônico e saquei vinte reais. Eu queria doar um valor maior que os cinco que havia pensado anteriormente, e a minha consciência me condenou.

Voltei ao menino e ele ainda não estava lá. Estranhei o fato porque o saco preto estava no mesmo lugar, na calçada, na mesma posição. Abaixei-me e abri o saco. Apenas umas poucas latinhas e duas ou três garrafas pets de água mineral de meio litro. De novo, discerni: por que ele não levou o saco para onde ele foi? Ou será que deixou ali no intuito de alguém, conhecendo sua missão, ir depositando as latas no saco? Não, isso não é comum, respondi a mim mesmo.

Raciocinei que ele voltaria, em algum momento voltaria. Coloquei uma nota de vinte reais dentro do saco e fechei-o com um laço. Na certa, quando ele encontrasse não ficaria constrangido, não estaria vendo o rosto do benfeitor. Saí como se estivesse carregando a pomba da paz no ombro. Enquanto caminhava de volta, minha consciência me garantia que era Jesus que estivera ali, transfigurado naquele menino, para ver a minha reação e testar a amplitude do meu comportamento humano. Não basta apenas doar aquilo que nos sobra, doar as migalhas que caem da nossa mesa — é preciso repartir o pão! Há sempre um sinal de Deus em cada episódio que vivemos nesta vida afora, e devemos aproveitar para ser essencialmente humanos.

Jesus ressuscita em nossa vida quando nos distraímos entre as leviandades da sociedade. Devemos deixar fluir de dentro de nós o verdadeiro amor ao próximo. Sempre que houver uma chance, usar a chave do seu coração para abri-lo de dentro para fora. Principalmente, quando nos deparamos com um olhar infantil puro, imaculado, que cobra de nossa consciência atitudes humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário