CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, março 31, 2019

PMAM: HÁ 50 ANOS

Ao tempo, em 1969, a força policial era conhecida por Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMEA) e estava subordinada à secretaria do Interior e Justiça. Não havia, pois, a secretaria de Segurança, e o efetivo desta corporação ainda não alcançara o milésimo homem (sim, a Polícia Feminina ainda estava em planejamento).

Era governador do Estado, Danilo Areosa, e comandante-geral, coronel Maury Silva.

Flavio Augusto Rebello
A postagem é uma transcrição de uma coluna sobre militares, circulada aos domingos em O Jornal, esta de 12 de outubro de 1969. Nela se observa a promoção do primeiro coronel na ativa, até então, este posto estava reservado para o pessoal inativo. O saudoso coronel Neper da Silveira Alencar, muitíssimo conhecido na cidade foi o contemplado, era o mais antigo. Outro detalhe: o saudoso colega Aurefredo pousuía um nome fora do comum, quase sempre era registrado como "Alfredo", como aconteceu nesta publicação.

Recorte do mencionado jornal

PROMOÇÕES NA PMEA:

Na Pasta da Justiça, o governador Danilo Areosa assinou as promoções que se seguem, na Polícia Militar do Estado: por antiguidade — ao posto de 1º tenente, os 2° tenentes Odorico Alfaia Filho e Alfredo Assante Dias; ao posto de capitão, os 1º tenentes Manoel Roberto Lima Mendonça e Odacy de Lima Okada; ao posto de major, os capitães Pedro Câmara e Hilário Motta Ardaya (intendente) e ao posto de tenente-coronel o major Flávio Augusto da Silva Rebello.
Pedro Câmara

Por merecimento, ao posto de 1° tenente, os 2º tenentes Alfredo (sic) Melo de Souza, Fausto Sefair Ventura e Romeu Pimenta de Medeiros Filho; ao posto de capitão, os 1º tenentes Osório Fonseca Neto e Ruy Freire de Carvalho; ao posto de major, o capitão Laurindo Lopes de Souza e ao posto de coronel, o tenente-coronel Neper da Silveira Alencar.


Também na pasta do Interior e Justiça o governador Danilo Areosa assinou decretos exonerando Guilherme Teixeira de Moraes, 3º sargento reformado da PME, do cargo, em comissão, de delegado-geral de Polícia do município do Juruá e nomeando para o referido cargo Nazareno Alves da Costa, inspetor do DESP. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário