CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, dezembro 31, 2023

PASSAGEM DE ANO 2023-2024

 Saúdo aos familiares e amigos por motivo desta data - Dia da Confraternização Universal - ou mais simplesmente: a passagem de ano. Para tanto, tomei a liberdade de recolher parte do texto que a colunista Lília Schwarc publicou em sua página do whatsapp.


Aerograma comemorativo

Pois bem. Vamos pensar no que existe na mágica nessa passagem que termina em 31 de dezembro e começa no 1 de janeiro. Com certeza não há nada demais com essa temporalidade cujo dia desemboca na noite e que dá lugar a mais um dia.

Como canta Caetano Veloso: “todo dia o sol levanta e a gente canta ao Sol de todo dia”.


Também não será por uma questão de hora; afinal enquanto na Austrália as celebrações começam muito antes, nos Estados Unidos depois. Não há hora certa para as demonstrações de felicidade.
O mistério vem assim da nossa própria capacidade de ritualizar e inventar símbolos nos quais passamos a viver e nos emocionar. Portanto, nada há de matemática ou conta de somar ou diminuir. Só essa nossa virtude sonhadora é que faz dessa uma noite diferente das outras. É tempo ocioso para fazer balanços, planejar e projetar o ano que está por vir.


Eu, portanto, do alto da minha subjetiva desejo a vocês um 2024 com mais democracia e igualdade, com mais saúde e sobretudo paz nesse mundo que não se cansa de inaugurar novas guerras — que são sempre sinais de nosso fracasso.

Desejo também um tempo com menos ódio e que as redes sociais se prestem a informar e não a dividir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário