CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, março 21, 2022

BANDA DE MÚSICA DA PMAM: ESTREIA

Ao final de uma conversa com o filatelista Jorge Bargas fui presenteado com algumas relíquias. Uma delas era a cópia do primeiro Diário Oficial estadual que circulou em 15 de novembro de 1893. Trata-se de um brinde distribuído pelo órgão oficial, comemorando seu centenário. Parti então à leitura, em busca de matéria relativa à Polícia Militar do Amazonas (PMAM).


Capa da cópia do DO

Para meu contentamento encontrei nele o convite para a estreia da Banda de Música da PMAM. No governo de Eduardo Ribeiro (1892-96) foram importados os instrumentos para a banda; e contratado o maestro Cincinato Ferreira de Souza. Cincinato, portanto, foi o regente da primeira apresentação do conjunto musical em praça pública. A data escolhida foi a do aniversário da Proclamação da República, mesmo dia da inauguração do DO.

Recorte do Diário Oficial

Foram duas tocatas: a primeira, diante do Palácio do Governo, então na praça da República, depois sede da Prefeitura local e hoje Museu de Manaus. A segunda, em frente ao quartel da corporação, na época intitulada Batalhão de Segurança, na conhecida praça da Polícia. A descrição do repertório foi mais bem descrita por Márcio Páscoa em A Vida Musical em Manaus na época da Borracha (1998).

Detalhe do livro de Márcio Páscoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário