CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, julho 17, 2021

DONA FRANCISCA LIMA (1918-1952)

Hoje, relembro a morte de Dona Francisca Lima, minha mãe, que viveu pouco, pois morreu aos 34 anos, vitimada pela tuberculose, sem ter conhecido o antibiótico penicilina. Muito já escrevi e relatei sobre dela, porém, a data de sua morte me despertou novas recordações.

Francisca Lima, em Iquitos|Peru, 1945 

Acredito que sua vida foi sempre conturbada. Nascida no lago do Anveres, um dos tantos nas proximidades de Manaus, pertencente ao distrito do Careiro, era um fim-de-mundo. Por se tratar da filha mais nova, coube-lhe o encargo de cuidar da saúde da sua genitora, que faleceu em Manaus. Até então, aos 24 anos, Francisca se mantinha solteira.

Com o falecimento da mãe, saiu em busca de emprego, que conseguiu na Padaria Rosas, na avenida Sete, a mais festejada da cidade. De todos os irmãos, somente ela havia escapado de um boto do Anveres ou adjacências. Nesta padaria, todavia, encontrou seu par. E nova conturbação, pois o seu boto era peruano.

Como a família rejeitasse o príncipe, ela teve que esperar a situação amainar, quando então viajou com ele para Iquitos (Peru), onde contraiu núpcias e encaminhou o primeiro filho, autor deste post. Ela contava 25 anos.

Ao retornar, se estabeleceram no bairro Educandos, quando nasceu o segundo filho. Em 1950, seu Manoel “peruano” decide enfrentar o Rio de Janeiro, aproveitando o convite de seu irmão. Não creio que minha mãe tenha aprovado a aventura. Contudo, viajamos em navio do Lóide Brasileiro e, no Rio da Copa do Mundo, estivemos por menos de um ano. De certo, ela teve mais uma vez desconforto na vida, a estadia carioca foi-lhe uma tormenta.

De volta ao Educandos, recomeçando, ele estava em outras atividades comerciais, e dona Francisca esperava o terceiro filho. Nascido este, em 1951, nossa mãe teve manifestada a doença que a levou ao túmulo, no ano seguinte, juntando-se desse modo à sua mãe no cemitério São João.

Família Mendonça ao viajar ao Rio de 
Janeiro, 1950


Nenhum comentário:

Postar um comentário