CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, dezembro 14, 2018

40º ANIVERSÁRIO DA LOJA



A Loja Caetano Felix do Nascimento comemorou anteontem (12/12) quarenta anos de fundação. A sessão comemorativa seguida de jantar, reunindo seus integrantes e familiares, acrescido de convidados, ocorreu no restaurante Coco Bambu, localizado no Shopping Ponta Negra.
Placa de reconhecimento

Estive presente por uma razão inusitada: ao ser nomeado representante da família do saudoso patrono da Loja. Em verdade, pertencemos, sim, a mesma família corporativa, ou seja, à Polícia Militar do Amazonas, no posto de coronel. Desse modo, estou de posse da placa de homenagem a Caetano Felix do Nascimento – in memoriam – pelos “relevantes trabalhos em prol do crescimento dessa Augusta Oficina”. Fiz um compromisso com os dirigentes desta, de que em breve vou repassar a merecida Placa aos descendentes do titular.

Caetano Felix nasceu na capital do Piauí, há exatos 100 anos, posto que seu natalício aconteceu em 20 de novembro, quando a riqueza da belle époque manauara atraía brasileiros e estrangeiros. Manaus era a capital da borracha.

Essa atração atingiu a Caetano muito cedo, pois, aos 18 anos ingressava como Soldado na Força Policial do Amazonas. Em 1936, quando esta entidade de segurança pública era reativada, depois de amargar cinco anos posta em disponibilidade, por força da ditadura de Vargas. Obviamente, retornava ao serviço público com mais energia e disposição ao trabalho.

Euclides e Roberto

Não há registro sobre o grau de instrução de Caetano, porém deveria ter sido convincente, pois no ano seguinte alcança o 1º lugar no curso de Cabo. Seis anos depois de sua inclusão atingiu o oficialato, mediante concurso. Era, então, 2° tenente. E foi crescendo na hierarquia, é claro que arrostando os tempos penosos do Amazonas, que definhava devido a perda do monopólio da borracha.

Na metade do século passado, com o Estado em derrocada, não obstante o apoio financeiro quando da Segunda Guerra, Caetano alcança o último posto na ativa, era tenente-coronel. Nas condições citadas, em 20 de agosto de 1954 (dias antes do suicídio de Getúlio Vargas), o governador Álvaro Maia o designou para exercer o comando da PM amazonense. O agora comandante possuía apenas 36 anos de idade. Em dezembro do mesmo ano, foi transferido para a reserva (aposentado), conforme regras ocasionais, mas continuou no comando até a posse do novo governador (Plínio Coelho), em 31 de janeiro de 1955.

Dez anos depois, eu ingressei na Polícia Militar do Estado. Esporadicamente encontrava o coronel reformado Caetano Felix, até que, em abril de 1970, ele assumiu a presidência do Clube dos Oficiais (hoje associação), grêmio criado pouco antes da posse dele no comando da Força. Integrei essa diretoria como 2º secretário. Nada mais sei.
Mesa diretiva

Tão somente sei que seu nome encima a ARLS 2028 Caetano Felix, governada pelo jovem Venerável George Rodolfo D. de Oliveira, auxiliado, entre outros, pelo Ruivaldo Moura, meu camarada na briosa corporação da Praça da Polícia, e por Euclides Alves (foto), que me proporcionou essa fulgurante reunião que, registro, renovou meu entusiasmo pela corporação maçônica.  

Desejo à Caetano Felix, ad multos annos!



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. O senhor saberia o mês e ano de morte do Cel Caetano e onde ele está enterrado?
    Sou da Loja Caetano Félix do Nascimento

    ResponderExcluir