CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, setembro 01, 2021

FOLHINHA DE SETEMBRO

 Algumas datas relevantes na história do Amazonas sucedidas em Setembro:

Há 150 anos

28 de setembro - Ocorreu a promulgação da lei imperial que concedia liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir desta data. Tomou a alcunha de “Lei do Ventre Livre”. E em sua homenagem, o logradouro em frente ao atual Palacete Provincial, que aquartelou a PMAM por mais de um século, tomou a denominação de Largo de 28 de Setembro, ora praça Heliodoro Balbi, que os manauenses persistem em denominar de Praça da Polícia.

Praça da Polícia, com o Palacete Provincial,
ao fundo

Há 130 anos

1º de setembro - Gregório Thaumaturgo de Azevedo, tenente-coronel do Exército, primeiro governador constitucional do Amazonas, tomou posse no Poder Executivo. Seu governo, entretanto, teve duração efêmera, pois foi derrubado por forças militares em fevereiro do ano seguinte. A deposição satisfez à determinação do presidente da República, marechal Floriano Peixoto, posto que Azevedo havia apoiado o governo do primeiro presidente, marechal Deodoro da Fonseca.

Há 120 anos

29 de setembro - Nasceu em Coari (AM), o professor Miguel da Silva Duarte, filho de José da Silva Duarte e de Sofia Gonçalves Duarte, e que foi casado com Maria do Carmo Vieira Duarte. Em Manaus, foi contratado em como Inspetor Escolar Itinerante do Departamento de Educação e Cultura, em 4 de abril de 1943.

Há 100 anos

8 de setembro - Nasceu em Manaus (AM), Octavio Hamilton Botelho Mourão, filho do desembargador Hamilton Mourão e de Arminda Botelho Mourão, que foi casado com Florina Botelho Mourão. Obteve a graduação pela Faculdade de Direito do Amazonas, na turma de 1949.  Nomeado em 01.04.1944, escrevente do Tribunal de Apelação. Foi ainda professor do Colégio Estadual do Amazonas e Reitor da Universidade do Amazonas (1976-84).


15 de setembro -Nasceu em Manaus (AM), o desembargador Cândido Honório Soares Ferreira.

Há 75 anos

13 de setembro - Sizeno Sarmento, amazonense, filho do acadêmico e oficial da PMAM Octavio Sarmento e, por conseguinte, neto de Joaquim Sarmento, então tenente-coronel do Exército, foi empossado na condição de Interventor Federal no Amazonas. Bem curto, seu governo prosperou até 1º de fevereiro de 1947. Alcançou o generalato, tendo sua família disposto no Museu Tiradentes a espada deste oficial.

19 de setembro - Nasceu em Manaus (AM), o coronel Romeu Pimenta de Medeiros Filho. Casado com Olga Medeiros. Concluiu o curso secundário no Colégio Estadual do Amazonas e o NPOR (27º BC) na turma de 1967, tendo ingressado imediatamente na Polícia Militar do Amazonas, no posto de segundo tenente. Entre outras funções relevantes, assumiu o comando-geral da Corporação entre 1991-92.

Há 55 anos

7 de setembro - Inauguração da Central Elétrica de Itacoatiara, a cargo da Celetramazon – Centrais Elétricas do Amazonas, ainda hoje funcionando em seu local de original. Possuía então a capacidade de 2.475KWA e o ato foi presidido pelo governador Arthur Reis. Estive na solenidade, representando a Polícia Militar do Estado, além da atuação da Banda de Música no evento. O retorno operou-se em navio “branco” do Snapp (Serviço de Navegação dos Portos do Pará) depois Enasa, quando foi extinta.

Há 20 anos

11 de setembro - Faleceu em Manaus o jornalista Atlas Bacellar, nascido em 1937, neto do governador Pedro de Alcantara Bacellar. Na TV Ajuricaba, a pioneira na transmissão na Cidade, Atlas implantou o primeiro telejornal, em 1969.

14 de setembro - Tomou posse na Academia Amazonense de Letras, o médico Cláudio Chaves, em solenidade presidida pelo acadêmico Max Carpenthier, ocasião em que foi saudado pelo consócio Robério Braga.

Médico Cláudio Chaves
21 de setembro - Abertura da exposição de fotografias George Huebner – um fotógrafo em Manaus, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, patrocinada pela Secretaria de Cultura, com apoio de entidades culturais e particulares. A mostra foi montada pelo Museu de Etnologia de Genebra, na Suíça, e se estendeu até 28 de outubro. Estive presente, representando o IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), que foi um dos colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário